sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Teclas de Atalho - Blender


Teclas de Atalho
No Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.
Mas não esquente em decorar todas as teclas.


Com o tempo, você nem percebe que usa as teclas de atalho, não é preciso olhar toda hora para o teclado para ver se as combinações estão corretas ou ficar pensando um bom tempo para lembrar alguma tecla, é como se fosse automático. Você pensa “Preciso cortar essa parte do objeto” e logo você digita Ctrl+R.


O teclado é essencial na jornada com o Blender, pois isso, saber as teclas de atalho e quais são suas funções é muito importante, deixando o trabalho mais prático e produtivo! Então está ai uma lista de atalhos do Blender pelo teclado. Legenda: Edit Mode: . Object Mode: 

A - Selecionar/Descelecionar tudo 
B – Caixa de seleção 
B depois B novamente – Bolinha de seleção 
C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor 
D – Modos de Visualização 
E- Extrusão 
F – Fazer Face 
F - Mudar para o modo UV Face Select 
G - Mover objeto selecionado 
H – “Esconde” seleção 
I - Inserir “Key” para animação 
L – Se a malha estiver parcialmente selecionada, L selecionará o restante dela. 
O - Ativar a opção Fallof 
P – Separar malha selecionada 
P – Rodar Game Engine 
R - Rotação 
S – Escala 
V – Entrar no modo Vertex Paint 
W – Menu de edição de malha 
W - Opções de Boolean 
Z - Alternar entre vizualização Solid e Wire 
X ou Delete - Menu de deletar 
TAB - Alternar entre Object Mode e Edit Mode 
Barra de Espaço - Menu Add 

Ctrl
Ctrl+E – Funções epeciais das arestas 
Ctrl+F - Fazer faces trinangulares  
Ctrl+G – Menu de grupos de objetos 
Ctrl+G – Menu de grupo de vértices 
Ctrl+I - Inverter seleção 
Ctrl+J - Juntar os objetos
Ctrl+M - Espelhar a malha 
Ctrl+N - Recalcular normais para o lado de fora 
Ctrl+P - Parentear vértices 
Ctrl+P - Parentear objetos
Ctrl+Q – Sair do Blender 
Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares 
Ctrl+U - Gravar preferencias do usuário 
Ctrl+V - Funções especiais dos vértices 
Ctrl+W - Salvar 
Ctrl+X – Novo arquivo 
Ctrl+Y – Refazer 
Ctrl+Z – Desfazer 
Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint 
Ctrl+TAB – Modos de selecção
Ctrl+Barra de Espaço - Modos de manipulação

Alt
Alt+A – Rodar animação
Alt+D - Replicar
Alt+E – Entrar no Edit Mode
Alt+G- Resetar Locação
Alt+J - Transformar faces triangulares em faces quadradas
Alt+M - Opções de Merge
Alt+R – Resetar Rotação
Alt+S - Resetar Escala
Alt+U - Histórico de ações globais
Alt+U - Histórico de ações realizadas no Edit Mode

Shift
Shift+A – Menu add 
Shift+B – Definir área para renderizar 
Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 
Shift+D - Duplicar 
Shift+E - Ferramenta Crease 
Shift+F – Movimento de camera
Shift+S - Menu de Snap 
Shift+Z – Alternar entre vizualização Shaded e Wire 
Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela 

Conjunto F1, F2, F3…
F1 – Abrir arquivo
Shift+F1 – Abrir arquivos em partes
F2 – Salvar como…
Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF
F3 – Salvar imagem
Shift+F3 – Janela Nodes Editor
F4 – Painel Logic
Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo
F5 – Painel Shading
Shift+F5 - Janela 3D View
F6 - Menu Textures buttons
Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor
F7 - Painel Object
Shift+F7 - Janela Buttons
F8 – Menu World buttons
Shift+F8 - Janela Video Sequence Editor
F9 - Painel Editing
Shift+F9 – Janela Outliner
F10 – Painel Scene
Shift+F10 - Janela UV/Image Editor
F11 – Mostrar imagem renderizada
Ctrl+F11 - Mostrar animação renderizada
Shif+F11 – Janela Text Editor
F12 – Renderizar cena
Ctrl+F12 – Renderizar Animação
Shift+F12 - Janela Action Editor

Frames
Avançar 1 frame
Retornar 1 frame
Avançar 10 frames
Retornar 10 frames
Shift + Ir para o ultimo frame
Shift + Ir para o primeiro frame

Layers
Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:
0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10
Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20

Ponto de visão
Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)
0 = Visão da câmera.

1 = Visão frontal.
3 = Visão lateral.
7 = Visão superior.
5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica
Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.

Ângulos – é possível controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extorsão  o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:
Ângulo X (linha vermelha)

Ângulo Y (linha verde)
Ângulo Z (linha azul)


Sem comentários:

Enviar um comentário